Summit fit

13 de abril

Constantemente variado vs aleatório

 

No treinamento desportivo, muitos princípios já foram estabelecidos de forma empírica e científica. Arrisco a dizer que alguns desses princípios são tão certos quanto dois mais dois são quatro, pois são imutáveis. E, qualquer método de treino que abre mão desses princípios está fadado ao fracasso.

O CrossFit, talvez tenha sido mal interpretado ao chegar no Brasil, especialmente um dos pilares do CrossFit: CONSTANTEMENTE VARIADO. Alguns especialistas, e até coaches de CrossFit entederam que esse princípio da modalidade significa ALEATORIEDADE. Montar um programa de treinamento com base na aleatoriedade significa abandonar os princípios do treinamento, ou seja, apenas jogar exercícios indefinidamente no quadro branco.

Programar treino de forma aleatória seria a mesma coisa que projetar um prédio sem levar em consideração as leis da física. Um programa de treinamento deve ser planejado e organizado, ter objetivos claros e monitoramento de resultados, caso contrário seria o mesmo que tentar construir um arranha-céu sem um projeto de engenharia em mãos.

CONSTANTEMENTE VARIADO, dentro do CrossFit, é trabalhar de maneira estruturada e planejada todas as capacidades físicas que um ser humano é capaz de desenvolver. E para que o atleta atinja um nível elevado de preparação física geral, o treinamento deve ser organizado para que não seja tendencioso com apenas uma capacidade física ou movimento. Por exemplo, se todos os seus treinos de corrida você correr 2K, você se tornará especialista nesta distância, mas encontrará dificuldades quando tiver que realizar sprints de 100m ou correr 10K.

CONSTANTEMENTE VARIADO dentro do CrossFit é variar estímulos e movimentos, mas sem abrir mão do princípio de PROGRESSÃO DE CARGAS (um dos princípios mais importantes). Esse princípio nos diz que, para que ofereça resultados, um programa de treinamento deve incrementar as cargas de forma gradativa e planejada. Mas não depende apenas do coach aplicar o princípio da progressão. O atleta também tem responsabilidade na aplicação deste princípio ao comunicar ao seu coach o esforço percebido durante o movimento ou sessão de treino.

Na verdade, seguir os princípios do treinamento desportivo é uma tarefa conjunta de coaches e atletas, e é por isso que falaremos um pouco mais desses princípios no futuro.

Tony Geremias

Head Coach

 

SKILLS

Snatch

 

WEIGHTLIFTING

EMOM 10'

1 Snatch deadlift

1 Snatch pull

1 Muscle snatch

1 OH squat

 

STRENGTH

Front squat

4x5 (512X)

 

Bom treino!

Tony